[Tutorial] Iluminação
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[Tutorial] Iluminação
Iluminação
Minha idéia aqui não é exatamente lhe dar um passo a passo onde você
depois de ler vai saber fazer a iluminação apenas do jeito que foi dito
mas sim lhe dar um conceito geral de como a iluminação será aplicada.
A iluminação segue um fluxo (brilho que vai da fonte ao ponto focal) que
é criado por uma fonte de luz (explosão, sol, lanterna...) e deverá ser
levado até a render a iluminando e deixando o seu redor mais escuro,
assim criando um ponto focal a imagem.
O que eu vejo muitas vezes em sigs iniciantes é as pessoas desprezando a
fonte de luz e posicionado a iluminação de forma completamente errado e
tem como resultado um efeito bem artificial. É possível dividir a fonte
de luz em 2 tipos:
-> Visível
-> Não visível
Fonte de Luz visível
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Stock: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Como pode ver, o cara deu um tiro, o brilho (fonte de luz) causado pelo
tiro criou um fluxo de luz que que vai em direção ao seu rosto, essa
imagem vou usar também como exemplo do que não deve ser feito, que é
isso:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
A luz não necessariamente precisa ser da cor da stock, como pode ver, a
fonte de luz é o brilho AMARELO gerado pelo tiro, portanto a iluminação
TEM que ser amarela. Segundo é que está no lugar errado, você percebe
que o fluxo de luz está vindo por um outro lado, o que torna essa
iluminação artificial e bem iniciante.
Vou utilizar uma imagem que eu mesmo criei para servir de tutorial de como criar uma iluminação decente, por eu mesmo ter desenhado o cenário acaba ficando mais fácil pra mim já que acabo não precisando
obedecer nenhum sombreamento da render ou do cenário pra criar a ilu mas
sim eu mesmo escolher.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Stock: EduardoESR's deviantART Gallery
Quero mostrar uma técnica que uso muito que não é utilizar apenas brush
pra fazer a iluminação mas sim C4D também, aplicando Gaussian Blur nela e
diminuindo sua opacidade (Filter > Blur > Gaussian Blur). Você
vai perceber agora que não falei qual vai ser o Radius do Gaussian Blur
nem a configuração que botei na C4D, acho que VOCÊ tem que explorar os
efeitos, não eu, estou te botando no caminho certo, agora experimente
várias coisas diferentes, eu não botei essa configuração de primeira,
fui testando a C4D de vários jeitos sendo que de primeira nem mesmo usei
o Gaussian Blur.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Desativei algumas layers para você ve como a C4D ajuda, ela iluminou o
resto do cenário (não exatamente visível nessa imagem) e também reforçou
o fluxo da iluminação. Tirei foto das layers também pra vocês terem
idéia do que que eu fiz
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Brush geralmente em Linear Dodge ou Softlight sendo que os pretos estão
Normal, podem ver que ao criar o ambiente teve uma parte não pintada, já
foi previsto que ali seria a fonte de luz. Foi utilizado também
bastante Photo Filter, Gradient Map, Hue/Saturation e outros efeitos
para controlar a cor e reforçar o ponto focal/ilu.
Fonte de Luz não visível
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Stock 1: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Stock 2: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Acho que é meio dificil de entender de onde é a fonte de luz, muitos
acabam tendo uma interpretação incorreta e fazem merda, em ambas imagens
você tem que ver onde está a luz e deduzir por onde ela está vindo,
nada que seja complicado mas requer atenção.
1º -> Na primeira imagem a luz está vindo de onde nós estamos
olhando, em direção a parede, ou seja, ela não pode ser vista na imagem
mas tem que ser imaginada.
2º -> A segunda imagem acho que provavelmente muitos achariam que a
fonte é na frente da mulher por ser uma parte clara mas se observar a
luz em suas costas perceberá que está na parte superior da direita, é a
luz do sol. O mais correto a se fazer para não ficar artificial é não é
criar uma iluminação mas sim reforça-la, ela já está feita e já tem personagem na stock, então é escurecer as sombras e reforçar a luz, claro, sem exagerar porque senão fica saturado.
Créditos:
theKotti
theKotti
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